CAPÍTULOS:

Saga dos Paiacus - Lembra o quanto sofreram os belicosos filhos dos sertões embrutecidos, distantes dos meios civilizatórios e habitantes desde os arredores de Fortaleza às plagas rio-grandenses do Norte.

Tristão Gonçalves de Alencar Araripe - Protomártir Republicano do Século XIX. Deu a própria vida em holocausto à nobre causa de transformação políticas do Pais, a ele associando-se o seu companheiro José Pereira Filgueiras.

Mártires do Vinte e Quatro - Padre Mororó, João de Andrade Pessoa Anta, Miguel Ibiapina, Azevedo Bolão e Carapinima - formam o quinteto da Melodia Republicana, entregando suas próprias vidas nas mãos assassina da fúria Imperial.

Joaquim Pinto Madeira - Vítima do seu ideal Monárquico - Tombou diante do ódio de seus inimigos, ouvido, sumariado e condenado à pena última em menos de vinte e quatro horas. Seria o primeiro assassinato jurídico da história cearense e o primeiro réu sem vítima devidamente qualificada, além do caricato pressuposto legal de mudança de pauta.

Chacina do Caldeirão - Em que o Beato José Lourenço recebe do Poder Público o ódio transformado em fuzilaria e bombardeio, testemunhando uma das mais aberrantes formas de extermínio humano. Quantos miseráveis indefesos morreram na Chacina? Seiscentos indivíduos, mil, três mil, entre homens válidos, velhos mulheres e crianças? A chave da verdade foi consumida sob o terror das chamas assassinas!